sexta-feira, 13 de março de 2009

Rede WiFi do CADI

Está em fase de testes a rede WiFi do CADI!

Trata-se de uma proposta da gestão O.I.T.O para disponibilizar internet aos estudantes do curso que possuem equipamento equipado com placa wireless. Entendemos que ainda não é a solução definitiva para o Departamento de Design, mas é mais uma contribuição desta gestão do CADI no sentido de promover uma maior inclusão de máquinas com acesso a internet em nosso andar.

Neste sentido, cabem alguns esclarecimentos. No ano de 2008 já tinhamos negociado com o prof. Aguinaldo a doação de um roteador sem fio, possibilitando a criação da rede WiFi para os estudantes. Porém, logo depois, tivemos o informe da adoção de uma política de restrição dos pontos de acesso sem fio dentro da Universidade, devido aos problemas de segurança que estas redes estavam oferecendo. Foi informado também que tais redes seriam bloqueadas até a implementação total de um projeto, em fase de testes (em alguns prédios da UFPR, como no Botânico), que inclui pontos de acesso sem fio para computadores cadastrados em todos os campi da Universidade. Acontece que nem todos os Setores da UFPR adquiriram os equipamentos para tal ação, incluindo-se aqui o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, do qual fazemos parte. Ou seja, internet sem fio, em todos os locais dos edifícios, ainda é um sonho distante. Com relação ao acesso físico, via pontos de rede instalados em algumas salas, este apenas é possível com o cadastramento dos máquinas, e atualmente só se cadastram as máquinas do departamento, dos professores e dos alunos bolsistas, não só pela questão de segurança, mas também pela limitação dos pontos físicos de acesso.

Bem. depois de uma nova negociação, informações do CCE sobre como implantar o sistema com segurança e resolução de alguns impecilhos técnicos, estamos finalmente em fase de testes do sistema de rede sem fio do CADI, que irá beneficiar estudantes com seus equipamentos com wireless na sede do CADI e áreas próximas, como o Hall do Oitavo andar.

Fiquem atentos com as informações sobre o cadastramento dos equipamentos, que serão divulgadas aqui no blog, na próxima semana.

att,
Gestão O.I.T.O.

Nenhum comentário: