Sobre o CADI

O Cadi-UFPR, Centro Acadêmico de Design da UFPR é a cara dos estudantes da UFPR; é uma entidade que os representa, defende e auxilia dentro do ambiente acadêmico.

Atua para melhorar a integração entre os alunos do mesmo curso, de outros cursos, e os de outras universidades. Os interesses estudantis são ideais coletivos, e só são conseguidos com a união das pessoas. Unidas, ganham força.

O Cadi faz a mediação entre docentes e discentes dentro da universidade, atua em situações conflitantes no relacionamento professor / estudante / administração. Em ações estudantis como mobilizações, organizações de atividades de cunho científico, acadêmico e cultural que complementem a formação acadêmica. Junto com a coordenação, chefia e administração superior é responsável pela manutenção e melhoria da qualidade do curso.


Histórico
A UFPR é uma das pioneiras no movimento estudantil de design no Brasil, que começou a aparecer no fim da década de 80. Em 1987, um grupo de alunos do curso de Desenho Industrial, motivados a transformar o seu curso e sua realidade se uniu para iniciar o 1º centro acadêmico de Design do país. O CADI, Centro Acadêmico de Desenho Industrial, é uma entidade de base que funciona desde então reconhecida como pessoa jurídica, através de seu CNPJ.
Nos anos que se seguiram os estudantes da UFPR identificaram uma necessidade de articulação com estudantes de outras regiões, e organizaram o 1º Encontro Nacional de Estudantes de Design (N Design) em 1991, com o objetivo de compartilhar idéias e discutir o contexto do design na época. Hoje, o N Design é o maior evento de design no país, ocorrendo a cada ano em uma região diferente, e sua história é intimamente ligada à história do CADI, pois este sempre esteve presente nas movimentações nacionais e regionais, participando e organizando, contribuindo para a discussão do design, e de sua interação com a sociedade.
Após alguns anos com o N Design acontecendo em diversas cidades, os estudantes de Curitiba sentem necessidade de discutir questões específicas, de caráter regional, que não eram mais abrangidas pelo evento nacional. Esta inquietação levou à criação de um evento local em 1997, de estrutura diferente, aplicado à realidade da cidade. O Purungo, Encontro dos Estudantes de Design de Curitiba, organizado pelos alunos da UFPR e da PUC-PR, através da realização de suas muitas atividades e do sucesso entre os participantes também serviria para mostrar que a cidade era capaz de receber novamente o N Design, que volta a Curitiba em 1998, em sua 8ª edição.
A partir de 2006 o CADI presencia uma série de momentos importantes, ações voltadas diretamente à melhoria do curso de Design da UFPR, como o Sistema de Avaliação dos Docentes pelos Discentes - iniciado em 2007 e que já foi implantado também por outros cursos em outras universidades - e a maior participação nos eventos, como a iniciativa da mega delegação de 2007, que levou ao NDesign em Florianópolis mais de 300 estudantes representando Curitiba.
O CADI, hoje denominado Centro Acadêmico de Design, continua sendo referência de movimentação no âmbito nacional; participa na organização do 10º Purungo em 2009, e também como candidato único à realização do 20º N Design, que ocorrerá novamente na capital do Paraná, em 2010.
Vêm alcançando também melhorias substanciais no curso de Design, e conseguindo espaço e voz não só em seu departamento, mas em todas as instâncias da universidade.

(ainda sendo escrito...)