Marca do CADI





No dia 29 de setembro de 2009 o Cadi UFPR anuncia que terá uma nova marca, 10 anos após a criação da marca anterior. Foi lançado um concurso de três semanas, aberto a todos os estudantes.
Confira aqui o regulamento.

Amplamente divulgado nas dependências do 8º andar, lar do designUFPR, o concurso pintou inclusive por blogs como o Design on the rocks, e o da revista AbcDesign.

atividade de apoio
Como apoio ao processo de criação de uma nova marca para o Centro Acadêmico, propusemos um workshop, que foi gentilmente ministrado pelo profº Naotake, velho conhecido do CADI. Ele iniciou apresentando alguns conceitos de identidade visual, e exemplos de marcas relacionadas ao universo do Cadi. A proposta, em seguida, foi um brainstorming, para conseguir fazer "O melhor centro acadêmico do mundo!" Depois de boas risadas e muitas ideias esdrúxulas, o encontro foi bom pra aquecer as ideias e integrar o pessoal. (*nosso vencedor estava no workshop! yes!) Confira as fotos aqui!

resultado
Foram recebidas 10 propostas, de alunos de diferentes universidades e de quatro estados diferentes.
No dia 19 de outubro foi feita a seleção da proposta vencedora. A organização do concurso convidou para compor a comissão julgadora: Nelson Smythe Jr., consultor em design gráfico e sustentabilidade na Aurus estúdio de design e Silvio Silva Jr., diretor do estúdio Lumen Design, e um dos pioneiros do CadiUFPR. Acompanhados de café e bolachinhas, os avaliadores consentiram no seguinte resultado:

1º lugar: William A. E. Motta, UFPR, Curitiba-PR
william-motta@ig.com.br / Confira a proposta
2º lugar: Henrique J. Tramontina, Unisinos, Porto Alegre-RS
hique_t@hotmail.com / Confira a proposta


parecer dos avaliadores
"O Cadi, um dos primeiros centros acadêmicos de design do brasil, reflete a energia do estudantes de design no Paraná.
Em geral, as pessoas que gravitam em torno do centro acadêmico, tem uma formação muito mais completa e se tornam melhores profissionais do que aqueles focados apenas no diploma. 
O N Design, o Purungo, as Bienais, o reconhecimento nacional de muitos 
profissionais paranaenses devem muito à energia destes estudantes.
As propostas enviadas apresentaram um descritivo que revela a consciência dos estudantes da importância da convivência nos centros acadêmicos.
A importância da marca e do concurso está refletida nas propostas enviadas por alunos de outros estados,
como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 
além de outras universidades do Paraná.

A proposta vencedora representa um personagem, cuja principal característica é a motivação e a determinação, e também permite desdobramentos e uma flexibilidade para a aplicação da marca no dia-a-dia do Cadi. Ela atende os conceitos descritos no Briefing, sendo irreverente sem ser inconsequente,
com bom-humor sem compremeter a credibilidade e aponta para a construção coletiva, integração e cidadania.
O segundo colocado apresentou uma proposta bem construída e sistematizada, mas que não tem a contemporaneidade e irreverência da marca vencedora."

Nelson Smythe Jr.
Consultor em design gráfico e sustentabilidade na Aurus estúdio de design e mestrando em design na UFPR.
Silvio Silva Junior
Diretor do Lumen Design, e um dos pioneiros do Cadi UFPR.


marca escolhida

"Um centro acadêmico tem como responsabilidade representar alunos perante departamentos e a oordenações de curso, reitorias e comunidades externas. O CADI tem como característica, sem perder a credibilidade, contextualizar suas ações à contemporaneidade, ireverência e ao bom-humor. O objetivo central é o de auxiliar os estudantes de Design da UFPR; informar, promover a integração, atividades e eventos. Também ajudar na melhoria contínua do departamento. 
Para concluir objetivos os centros acadêmicos precisam contar com a motivação, a persistência (e até mesmo a teimosia), a pró-atividade e o trabalho de todos os envolvidos e interessados em mudanças de quadros desfavoráveis aos estudantes. É necessário, constantemente, expor opinião, atitude e representatividade estudantil.

A vontade de querer que algo aconteça é o fator determinante. É preciso “bater o pé”, fazer “birra” para conseguir seguir adiante. Na infância, a popular “birra”, muitas vezes torna- se como mecanismo para comunicar nossas vontades e conseguir o que desejávamos. De forma irreverente a prática infantil é adotada como conceito para a identidade visual do CADI. Na representação gráfica observa-se um homem batendo o pé no chão, reivindicando algo."

William Motta
Aluno de Design Gráfico da UFPR, 2009



Finalmentes
Agradecemos a participação de todos que nos prestigiaram enviando propostas, avaliando, ou apenas acompanhando de longe. Nossos parabéns aos ganhadores! O Cadi agradece, e se despede agora pensando em como mandar parte do prêmio pro Rio Grande do Sul :)

Fotos do concurso.
Fotos do workshop.
Fotos do cadi.