quinta-feira, 12 de março de 2009

Estudantes ganham prêmio na Movelpar

No 3º dia da Movelpar,11 de março, aconteceu o cerimonial de premiação dos três primeiros colocados em cada categoria do Prêmio Design Movelpar 2009. Segundo a organização do evento, o objetivo do concurso é fomentar a inovação e a criatividade na produção de móveis e fortalecer o design dos produtos.

O prêmio tem três modalidades: estudante, profissional e indústria. Em 1º lugar, na categoria Indústria, ficou a Caemmun, de Arapongas (PR), com o projeto de uma mesa giratória realizada pelo designer da empresa, Anderson Moreira Silvente. O 1º lugar na categoria profissional foi para o projeto Linha Fermata, das designers Rafaela Werlick, Ana Paula Penteado e Viviane de Souza, de Curitiba (PR). O projeto é composto por um banco, um apoiador para violão e outro para a partitura. O trabalho também recebeu o Prêmio Excelência Movelpar 2009. Segundo as ganhadoras, este projeto surgiu da proposta de trabalho de conclusão de curso que elas produziram na UTFPR. Já na categoria de estudantes foram premiados Fabiano Braga, Diego Silvério e Helder Filipov com o projeto acadêmico Armários Swim. O projeto foi orientado pelo professor Ken Fonseca que também foi premiado na categoria Prêmio Professor Orientador. A cerimônia aconteceu por volta das 16h e contou com a presença de autoridades do setor.

Na quarta edição do prêmio, foram selecionados 48 projetos para a segunda fase, sendo que somente 39 enviaram protótipos para serem avaliados. Apesar das dificuldades no envio dos projetos, a grande maioria estava em ótimo estado, bem acabados e bem apresentados. Alguns protótipos possuíam todas as funções e acessórios que caracterizavam sua função, como por exemplo, uma ilha de cozinha (talheres, copos e panelas, e até um lixeiro com sensor de toque). Alguns problemas no acabamento eram decorrentes do transporte e outros eram visíveis soluções de última hora. Uma sugestão do professor Ken seria ir ao evento no seu lançamento e verificar se estaria tudo certo com o protótipo, já prevendo possíveis danos de transporte e montagem.

Durante a feira foi possível ouvir a opinião dos visitantes e até da organização sobre o projeto. Dentro das disciplinas de projeto não é possível ver e ouvir a reação das pessoas quanto ao projeto, se ele está interessante, se as pessoas irão entender o funcionamento, entre outros fatores. Neste tipo de exposição, onde os visitantes são os mais variados tipos, as pessoas procuram saber mais sobre o projeto e assim dar a sua opinião. Foi possível também ver os outros projetos e conversar com outros designers. Eles também opinaram sobre o projeto e explicaram as dificuldades dos projetos deles.

Foi muito interessante ver todo o processo da feira e ver que existem diversas oportunidades de expor os projetos e receber um retorno. Segundo a organização, ano que vem será realizada no mesmo local uma feira destinada às indústrias de móveis e nesta feira terá um espaço de exposição de projetos. Não é um prêmio, mas eles disseram que é mais interessante ao designer como profissional pelos possíveis contatos e quem sabe até contratos (na Movelpar só tinha lojistas e vendedores).

Em breve iremos publicar as fotos que tiramos lá. Veja o projeto Armários Swim aqui.

Um comentário:

Alex disse...

Parabéns pra esta galerinha aí que já é colecionadora de prêmios! =)
Bem legal mesmo... e com isso dá pra lembrar que se esforçando a gente consegue superar qualquer dificuldade. Na hora de produzir o protótipo eles foram na indústria, conseguiram auxílio e fizeram. Torço para que sirva de estímulo para outros estudantes da UFPR como participantes nos concursos e prêmios pelo Brasil afora!