sexta-feira, 25 de março de 2011

Filosofia do Design - Marcos Beccari


Em sua pesquisa de Mestrado em Design (UFPR), Marcos Beccari encara o designer como um "articulador simbólico" seguindo a perspectiva de C. G. Jung. No intuito de ampliar seus estudos ao campo de atuação do Design, Marcos Beccari ministrará o curso “Articulação Simbólica” que, sob a supervisão da psicóloga Katia Voigt (CRP 08/5715), trata da psicologia junguiana aplicada aos processos de concepção, desenvolvimento, percepção e análise em Design.

 
Programa: O curso pretende abordar os princípios da psicologia de Carl Gustav Jung que influenciam na construção de sentido e experiências simbólicas (em produtos e peças gráficas). Dentre os temas a serem discutidos, destacam-se: dinâmica consciente-inconsciente, processo criativo sincronístico, sensibilidade mítica na construção de sentido, percepção temporal na perspectiva teleológica, dinâmicas da psique e a função transcendente dos símbolos.

 
Método: Com material didático (apostila) oferecido aos alunos, o método em aula será expositivo, com análise de textos selecionados e discussão de exemplos (produtos e projetos visuais).

 
Certificado: Ao final do curso, o Centro de Estudos em Psicologia Analítica Archés emitirá ao aluno (com 80% de presença) um certificado registrando 12 horas de Extensão Universitária.

 
Público-alvo e investimento: Com vagas limitadas, o público pretendido envolve designers gráficos, designers de produto, artistas, publicitários e comunicadores em geral. O investimento é de R$ 120,00 ou 2x de R$ 60,00.

 
Informações e inscrições: As aulas serão semanais, às terças-feiras, de 19/04 a 24/05, das 15h às 17h no instituto Archés (Rua David Carneiro, 431, São Francisco, Curitiba/PR). Inscrições: (41) 3252-2421 /arches@arches.psc.br.



Nenhum comentário: