sexta-feira, 12 de junho de 2009

MANIFESTO CONTRA O ENADE

Boicote: Por uma real avaliação, às claras

O Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal do Paraná vem por meio deste se manifestar contra o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, ENADE.
O ENADE, substituto do antigo Provão, a princípio serviria para “avaliar” o desempenho dos estudantes da Educação Superior, contribuindo por garantir o conceito da Universidade. É um componente curricular obrigatório, condição prévia para a conclusão do curso e registro do diploma.
Mas o que realmente acontece diante desta forma fantasiosa e irreal de avaliação, está escondido atrás dos mesmos moldes de toda a Reforma Universitária.

Problemas do ENADE

O que apresentamos aqui não se trata de apenas argumentos frágeis de estudantes revoltados com o sistema. Grande parte do Movimento Estudantil e também professores de Universidades qualificadas, são contra o ENADE. Eis os pontos problemáticos:

- Este exame não respeita as especificidades regionais, pois é a mesma prova em todas as Universidades e obrigatória. Entendemos sim que há diferenças entre o Ensino de cada instituição, e isto se torna um grande ponto falho;

- O ENADE faz parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), o qual envolve projetos pedagógicos, professores e infra-estrutura. Mas seu resultado final não é divulgado, e portanto, a Universidade garante muitas vezes um conceito alto através dos méritos que não é dela, e sim dos estudantes. Acreditamos que cada instituição acadêmica deveria reconhecer seus problemas e encontrar formas de superá-las;

- Não respeita as especificidades dos próprios cursos. Há diferenças na forma de ensino e aprendizado de cada Universidade com relação a um determinado curso. Incluindo até mesmo a questão de que, por exemplo, numa instituição um mesmo curso está na área de Humanas e em outra na de Tecnológicas. Existe também o problema de cursos existentes em poucas Universidades, e nestes casos estes estudantes fazem a prova “específica” de um curso considerado “parecido”;

- Já ocorreu na UFPR o fato de que apenas um curso foi classificado com nota máxima. Segundo esclarecimentos dos próprios professores, isto se deve ao pequeno número de estudantes concluintes e das diferenças entre o número de professores entre os cursos, sendo que muitas vezes a nota alta é garantida pela administração dos professores. Como acreditar que uma Universidade do nível de qualificação da UFPR não se destacaria como bem conceituada?

- Alguns cursos chegam ao cúmulo de administrar aulas preparatórias para o ENADE. Isto parece piada, e prova ainda mais a ineficiência deste exame;

- Como os selecionados são estudantes ingressantes e concluintes, temos como legítimo que os primeiros não têm disciplinas cursadas suficientes e conteúdo para responder as questões;

- O ENADE não diz respeito à qualidade de ensino, não funciona como uma real avaliação. Padroniza as Universidades, não respeitando a autonomia das instituições, pouco representativa e nada eficaz. Forma estúpida de ranquear as Universidades, não prevendo a melhoria destas.

O Boicote

- O ENADE é obrigatório! Sem ele o estudante não cola grau, não garantindo seu diploma. O estudante deve preencher o formulário que já está sendo passado pelos coordenadores dos cursos, ir no dia da prova e assinar presença.

- O que se entende como Boicote é entregar a prova em branco ou com o adesivo do BOICOTE;

- Pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, a nota do estudante não é divulgada, a Universidade só fica sabendo a média do curso. No Histórico apenas é informado que o estudante fez o ENADE e que seu curso teve tal conceito. Por isso não há problemas com perseguição dentro da instituição e nem falta de oportunidades no mercado de trabalho;

- O curso continua recebendo verbas, pois elas não provém apenas do ENADE;

- O Boicote é uma forma de pressionar o Ministério da Educação a reconhecer e verificar as falhas deste método de avaliação e cobrar mais qualidade das Universidades no que diz respeito à projetos pedagógicos e infra-estrutura. Se cada vez mais estudantes boicotarem a prova, esta não terá mais razão de existir.

Queremos uma avaliação de verdade!

Estudante não deve servir de bengala para as falhas da Educação Superior!

BOICOTE AO ENADE!





Centro Acadêmico de Design
CADI-UFPR
Gestão Odisseia – 2009/2010

Um comentário:

Táia disse...

Certíssimo. Vou boicotar com vontade.