quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ações da PNU no Algures



E aí Galera!

Está rolando de 18 a 22 de maio o “Algures4 – Reflita Algures”, a semana acadêmica dos cursos de Design da UTFPR. E como não poderia deixar de ser, o CADI está por lá aprontando das suas!


A atividade “Fermento, cresça e apareça!” está sendo conduzida por dois integrantes do CADI (Camila Cavali e João Gabriel Pontual Falcão) e pretende mobilizar o estudante e colocá-lo como agente transformador da realidade do seu curso. O “Fermento” é uma atividade idealizada pela ACORDe Sampa 2007 para o ArleQuinal, e já teve outras duas edições anteriores: uma no R Vila Velha em 2008 e outra no R Campos dos Goytacazes em 2009. Ambas trouxeram excelentes resultados através de Grupos de Discussões e atividades de intervenção (Veja mais aqui).


No Algures a proposta é diferente. Ao invés de fazermos as intervenções e depois chamar as pessoas para a discussão, invertemos o processo. Reunimos alguns estudantes indignados com a apatia dos acadêmicos em suas universidades e propusemos que elas provocassem as intervenções. Até agora temos duas intervenções acontecendo simultaneamente. A primeira repete a fórmula bem sucedida de intervenção com balões (CAMPOS, 2009)e a segunda investiga as misteriosas carimbadas “WHO CARES” nos cartazes da UTFPR, procurando encontrar fundamentos para tal ação. Tudo isso está sendo permeado e embasado pelos questionamentos gerados pela Pauta Nacional Unificada (PNU).


O que vai resultar disso tudo é difícil saber. Mas é certo que cada pessoa abordada gera em si uma auto-reflexão sobre sua postura dentro da universidade e seu papel como agente transformador do curso. Os vídeos e fotografias serão levados para uma oficina de edição de vídeo que irá acontecer na UFPR, mas será aberta a estudantes de todas as universidades. O objetivo é produzir material para ser levado para o N Design 2009 que acontecerá em Olinda.


Agora só nos resta aguardar o desenrolar dessa história!

Nenhum comentário: