terça-feira, 31 de março de 2009

Reunião Ordinária - 01/04/2009

Curitiba, 31 de março de 2009.



CONVOCATÓRIA



O Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal do Paraná convoca todos os estudantes do curso interessados à participar da reunião do Conselho Executivo do mesmo a acontecer no dia 1 de abril de 2009 às 19:00h no espaço físico do C.A. (D. Pedro I, 8º andar), com a seguinte pauta:

- Informes;
- Avaliação da Assembléia;
- Resultado das Eleições para Representantes de Turma;
- Tiragem de representante do CADI para a Reunião sobre homofobia;
- Acertos finais da Gestão O.I.T.O.;
- O que houver.

Esperamos contar com a participação dos estudantes para continuarmos a construção de um Movimento Estudantil atuante.



Atenciosamente,
Centro Acadêmico de Design.

Assembléia Geral Extraordinária

Prezados Estudantes,


Informamos que no dia 01/04/2009 às 11 horas será realizada no hall do oitavo andar uma Assembléia Geral Extraordinária dos Estudantes de Design, devido ao término iminente da Gestão O.I.T.O. do CADI e proximidade das Eleições para a próxima gestão (2009/2010), que acontecerão no dia 08 de Abril.

Pauta:

- Informes;
- Apresentação dos resultados da gestão O.I.T.O 2008/2009 do CADI (15min);
- Debate dos resultados (30 min);
- Apresentação da chapa Odisséia, candidata a gestão 2009/2010 do CADI (15min);
- Debate sobre a plataforma de trabalho da chapa Odisséia (30min);


Contamos com a colaboração de todos no sentido de comparecerem em peso no dia e horário supracitados.


Atenciosamente,

Gestão O.I.T.O.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Edital das Eleições do CADI 2009/2010

Olá Estudantes,

Está disponível no mural do CADI a versão impressa do Edital de Inscrições para as Eleições do CADI 2009/2010. Este documento você também pode baixar aqui.

Até o dia 24/03 às 12:00 horas as chapas interessadas podem se inscrever, conforme descrito no edital, preenchendo e entregando o formulário padrão.

Para quaisquer dúvidas, nos colocamos a disposição.

Atenciosamente,
Gestão O.I.T.O.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Reunião Semanal do CADI (18/03/09)

O Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal do Paraná convoca os estudantes interessados à participar da Reunião Ordinária de seu Conselho Executivo que irá acontecer nesta quarta-feira, dia 18 de março de 2009, à partir das 19h , no espaço físico do CADI (D. Pedro I, 8º andar), com a seguinte pauta:

Informes;
Acertos com a Tesouraria;
Resultado da Reunião dos C.A's do Setor de Humanas;
Resultado do Conselho Setorial de Humanas;
Novo Conselheiro Discente de Design para o Conselho Setorial de Humanas;
Discussão sobre o Regulamento das Eleições CADI 2009/2010.


É muito importante a participação de todos, para que possamos continuar trabalhando em prol dos estudantes de Design da UFPR.


Atenciosamente, Centro Acadêmico de Design

segunda-feira, 16 de março de 2009

Reunião para Formação de Chapa para o CADI

Galera, nesta terça-feira às 19 horas será realizada na sede do CADI uma reunião com os interessados na formação de uma chapa para a nova gestão do Centro Acadêmico de Design da UFPR. O objetivo é discutir as ações que estão sendo realizadas e aquilo que pode ser feito para a gestão 2009/2010, e se possível formar uma chapa para as eleições que acontecerão no dia 08 de Abril.

O Centro Acadêmico é de responsabilidade de todos os estudantes de curso. Através dele você faz a sua parte na Universidade, deixando algo pra melhorar o resto de sua própria passagem por aqui e para todos aqueles que estão e que ainda virão no curso. A consciência sobre ajudar ou não é de cada um, mas o momento de decidir é agora, pois a Gestão O.I.T.O. está no fim e novas pessoas irão assumir esta responsabilidade.

Venha, participe, faça a diferença!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Rede WiFi do CADI

Está em fase de testes a rede WiFi do CADI!

Trata-se de uma proposta da gestão O.I.T.O para disponibilizar internet aos estudantes do curso que possuem equipamento equipado com placa wireless. Entendemos que ainda não é a solução definitiva para o Departamento de Design, mas é mais uma contribuição desta gestão do CADI no sentido de promover uma maior inclusão de máquinas com acesso a internet em nosso andar.

Neste sentido, cabem alguns esclarecimentos. No ano de 2008 já tinhamos negociado com o prof. Aguinaldo a doação de um roteador sem fio, possibilitando a criação da rede WiFi para os estudantes. Porém, logo depois, tivemos o informe da adoção de uma política de restrição dos pontos de acesso sem fio dentro da Universidade, devido aos problemas de segurança que estas redes estavam oferecendo. Foi informado também que tais redes seriam bloqueadas até a implementação total de um projeto, em fase de testes (em alguns prédios da UFPR, como no Botânico), que inclui pontos de acesso sem fio para computadores cadastrados em todos os campi da Universidade. Acontece que nem todos os Setores da UFPR adquiriram os equipamentos para tal ação, incluindo-se aqui o Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, do qual fazemos parte. Ou seja, internet sem fio, em todos os locais dos edifícios, ainda é um sonho distante. Com relação ao acesso físico, via pontos de rede instalados em algumas salas, este apenas é possível com o cadastramento dos máquinas, e atualmente só se cadastram as máquinas do departamento, dos professores e dos alunos bolsistas, não só pela questão de segurança, mas também pela limitação dos pontos físicos de acesso.

Bem. depois de uma nova negociação, informações do CCE sobre como implantar o sistema com segurança e resolução de alguns impecilhos técnicos, estamos finalmente em fase de testes do sistema de rede sem fio do CADI, que irá beneficiar estudantes com seus equipamentos com wireless na sede do CADI e áreas próximas, como o Hall do Oitavo andar.

Fiquem atentos com as informações sobre o cadastramento dos equipamentos, que serão divulgadas aqui no blog, na próxima semana.

att,
Gestão O.I.T.O.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Estudantes ganham prêmio na Movelpar

No 3º dia da Movelpar,11 de março, aconteceu o cerimonial de premiação dos três primeiros colocados em cada categoria do Prêmio Design Movelpar 2009. Segundo a organização do evento, o objetivo do concurso é fomentar a inovação e a criatividade na produção de móveis e fortalecer o design dos produtos.

O prêmio tem três modalidades: estudante, profissional e indústria. Em 1º lugar, na categoria Indústria, ficou a Caemmun, de Arapongas (PR), com o projeto de uma mesa giratória realizada pelo designer da empresa, Anderson Moreira Silvente. O 1º lugar na categoria profissional foi para o projeto Linha Fermata, das designers Rafaela Werlick, Ana Paula Penteado e Viviane de Souza, de Curitiba (PR). O projeto é composto por um banco, um apoiador para violão e outro para a partitura. O trabalho também recebeu o Prêmio Excelência Movelpar 2009. Segundo as ganhadoras, este projeto surgiu da proposta de trabalho de conclusão de curso que elas produziram na UTFPR. Já na categoria de estudantes foram premiados Fabiano Braga, Diego Silvério e Helder Filipov com o projeto acadêmico Armários Swim. O projeto foi orientado pelo professor Ken Fonseca que também foi premiado na categoria Prêmio Professor Orientador. A cerimônia aconteceu por volta das 16h e contou com a presença de autoridades do setor.

Na quarta edição do prêmio, foram selecionados 48 projetos para a segunda fase, sendo que somente 39 enviaram protótipos para serem avaliados. Apesar das dificuldades no envio dos projetos, a grande maioria estava em ótimo estado, bem acabados e bem apresentados. Alguns protótipos possuíam todas as funções e acessórios que caracterizavam sua função, como por exemplo, uma ilha de cozinha (talheres, copos e panelas, e até um lixeiro com sensor de toque). Alguns problemas no acabamento eram decorrentes do transporte e outros eram visíveis soluções de última hora. Uma sugestão do professor Ken seria ir ao evento no seu lançamento e verificar se estaria tudo certo com o protótipo, já prevendo possíveis danos de transporte e montagem.

Durante a feira foi possível ouvir a opinião dos visitantes e até da organização sobre o projeto. Dentro das disciplinas de projeto não é possível ver e ouvir a reação das pessoas quanto ao projeto, se ele está interessante, se as pessoas irão entender o funcionamento, entre outros fatores. Neste tipo de exposição, onde os visitantes são os mais variados tipos, as pessoas procuram saber mais sobre o projeto e assim dar a sua opinião. Foi possível também ver os outros projetos e conversar com outros designers. Eles também opinaram sobre o projeto e explicaram as dificuldades dos projetos deles.

Foi muito interessante ver todo o processo da feira e ver que existem diversas oportunidades de expor os projetos e receber um retorno. Segundo a organização, ano que vem será realizada no mesmo local uma feira destinada às indústrias de móveis e nesta feira terá um espaço de exposição de projetos. Não é um prêmio, mas eles disseram que é mais interessante ao designer como profissional pelos possíveis contatos e quem sabe até contratos (na Movelpar só tinha lojistas e vendedores).

Em breve iremos publicar as fotos que tiramos lá. Veja o projeto Armários Swim aqui.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Eleições para o CADI 2009/2010

Olá estudantes!

Na reunião ordinária do CADI foram tirados os indicativos de datas relacionadas com as eleições do CADI 2009/2010. Confira abaixo, se organize, monte sua chapa, enumere suas propostas e fique atento nas datas!

24/03, 12:00hs - Prazo final para inscrição das chapas (ufpr.cadi@gmail.com)
25/03, 11:30hs - Aprovação do regulamento para as eleições
08/04, 08:00hs - 12:00hs - Eleições do CADI

E aí? Que tal ajudar na construção de um CADI ainda melhor?

Reunião Semanal do CADI (11/03/09)

O Conselho Executivo do Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal do Paraná convoca todos os estudantes do curso interessados à participar da reunião semanal que irá acontecer no dia 11 de março de 2009, às 19:00h no espaço físico do mesmo (D. Pedro I, 8º andar), com a seguinte pauta:

- Informes;
- Avaliação da Semana de Planejamento Pedagógico;
- Avaliação da Semana dos Calouros;
- Indicativo de data para eleições CADI 2009/2010;
- Campanha de Arrecadação de Fundos 2009;
- Concurso para nova marca do CADI;
- Discussão de planejamento sobre a execução de itens pendentes da Gestão;
- Cronograma e monitores para 2ª etapa do cadastramento digital;
- Posicionamento do CADI sobre o excesso de matriculados nas disciplinas de 2009.


Esperamos contar com a participação dos estudantes para que juntos possamos construir um C.A. democrático e representativo.


Atenciosamente,

Centro Acadêmico de Design.

Campanha de Arrecadação de Recursos 2009-1

Olá galera!

Estamos iniciando a campanha de arrecadação de recursos 2009-1. Trata-se da primeira grande ação conjunta do CADI neste ano para compor o caixa e suprir as despesas com as atividades e infraestrutura do Centro Acadêmico.

No início da Gestão O.I.T.O. assumimos o CADI com uma dívida que chegou na casa de 2 mil reais. Com o trabalho conjunto do ano passado esta dívida foi paga e o caixa está positivo e com boa margem de segurança, desde maio de 2008. Nossa gestão está acabando e nos comprometemos a deixar tudo em ordem para aqueles que vierem, e isso inclui um bom caixa.

Bem, a primeira ação do ano neste sentido, como sempre, é a venda de camisetas e mochilas, uma oportunidade para todos divulgarem o curso e de quebra ajudarem o CADI a manter suas atividades e sua sede em funcionamento. Além de queimar o estoque do ano passado, decidimos re-editar as camisetas e mochilas do OITO, com a marca de autoria do estudante Rodrigo Jardim e estamos lançando uma nova estampa, com ilustração de autoria do estudante Maurício Perin. Trata-se de uma releitura de um cartaz de uma exposição da BAUHAUS, agora trazendo os dizeres relacionados ao Design UFPR e ao CADI, como primeiro Centro Acadêmico de Design do Brasil (fundado em 1987).

Pra completar, ao contrário de subir o valor do ano passado, conseguimos abaixá-lo. Ao invés de R$65, as mochilas custarão R$60. As pastas de R$45 por R$40 e as camisetas, de R$25 por R$20. Estamos lançando ainda a opção de bolsa, também por R$40.

E pra fechar, comprando uma mochila + uma camiseta, você ganha um desconto de mais R$5,00!

Faça o seu pedido com o pessoal do CADI, presencialmente no oitavo andar, até sexta, 13/03. Ah, e não se esqueça de levar 50% do valor para confirmar seu pedido. As camisetas serão entregues no dia 19/03 e as mochilas, pastas e bolsas, no dia 30/03.

Aproveite!






domingo, 8 de março de 2009

Moção de Apoio ao Movimento Passe-Livre

Curitiba, 23 de fevereiro de 2009.



Moção de Apoio ao Movimento Passe-Livre


O Centro Acadêmico de Design da Universidade Federal do Paraná (CADI-UFPR), vem por meio desta expressar o apoio ao Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa de ônibus, pelo passe-livre e pela melhora no transporte público de Curitiba.
Aproveitamos para expressar que a importância de um transporte público seguro e de qualidade é um dever da Prefeitura, que há muito tempo vem negligenciando a população curitibana com aumentos abusivos na passagem de ônibus, e com superlotações que funcionam como ponto de assaltos e assédio sexual.
Há muito tempo os estudantes vêm lutando pelo passe-livre, e com o crescimento do número de trabalhadores desempregados a situação se agrava, pois estes também reivindicam este direito.

- Não ao aumento da passagem de ônibus!
- Transporte público de qualidade!
- Passe-livre para estudantes já!



CADI-UFPR
Gestão O.I.T.O.

sábado, 7 de março de 2009

Recepção 2009 - Quarto dia

Dia da Calourada Unificada de Humanas!!

Os Centros Acadêmicos dos cursos do Setor de Humanas se reuniram e prepararam um dia de atividades conjuntas para os calouros.

De manhã, tiveram as Oficinas: Stencil, Re-Formato, Cine CADI, Kundalini Yoga e Teatro dos Oprimidos.
Todas tiveram grande sucesso, sendo que o número de participantes foi acima do esperado.

À tarde foi o momento do MEGAFÔNICAS Kids. Rodas de discussões sobre o dilema "Entrei na Universidade, e agora"? Através do ponto de largada dos mediadores de cada curso de Humanas, os novatos tiveram que apresentar suas idéias sobre Ensino, Pesquisa e Extensão, sobre os olhar de Universitários.

À noite, foi o momento da confraternização de todos os estudantes da UFPR. Muita comida, bebida e diversão regada ao som de Maracatu. Quem foi também teve a oportunidade de conhecer e comprar os produtos dos CA's exposto à venda nas barracas.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Recepção 2009 - Terceiro dia.

Hoje foi um longo dia na semana de recepção, com alguns dos momentos mais importantes, certamente, de tudo que foi pensado para a programação.

Pela manhã tivemos uma série de apresentações no anfiteatro 800, iniciando com a júniordesign, a primeira empresa júnior de design do Brasil, associada ao nosso curso, que trouxe a sua diretoria e alguns colaboradores para mostrar aos calouros um pouco do seu trabalho e convidando-os para realizar o processo de seleção deste ano, a ser realizado em breve.

Depois disso foram apresentados cases dos estudantes, com resultados de projetos das disciplinas de design gráfico, produto e ao final, dos convênios de intercâmbio. Pudemos acompanhar os seguintes projetos:

- Erika Hegenberg - Sacer cd-case, projeto de produto I (2006);
- Diego Silvério, Fabiano Braga e Helder Filipov - Beepack, projeto de produto I e Armários Swim, projeto de produto III (2006, 2008);
- Kelli CAS Smythe, Rodrigo Jardim, Guilherme Storck, Martina Seefeld e Alexander Czajkowski - Wayfinding do Complexo da Reitoria, projeto gráfico V (2008);
- Marcos Beccari - O Livro dos Seres Imaginários, projeto gráfico IV (2007);
- Alexandre Oliveira, Marco Aurélio Koch e Vinícius Zarpelon - Lego cerâmico, projeto de produto II (2007);
- Rodrigo Jardim e Kelli CAS Smythe - O Curupira, ilustração I (2007).

Apresentação de Cases com Projetos do Curso


A respeito dos convênios de intercâmbio, tivemos a apresentação de:

Eduardo Ponzoni Dognini, Vinicius Zarpelon e Marina B. Schimith - Politecnico di Milano - Itália;
Felipe Gregory, Guilherme Storck, Martina Seefeld, Erika Hegenberg e Marina B. Schimith -
Kisd (Köln International School of Design) - Alemanha;
Vininius Zarpelon (apresentado pelo prof. Aguinaldo) - University of Salford - Inglaterra;


Apresentação Convênios de Intercâmbio


Os projetos e apresentadores foram selecionados a partir de indicações do Centro Acadêmico em parceria com a coordenação, visando uma apresentação das várias linhas desenvolvidas nos cursos de design gráfico e de produto. É o primeiro ano que conseguimos realizar tamanha apresentação conjunta e acreditamos que esta iniciativa, durante a Semana do Calouro, fará toda a diferença para um melhor reconhecimento do curso e das oportunidades que virão em breve. Sobre os convênios de intercâmbio, foi um momento de conhecer as histórias e experiências daqueles que acabaram de voltar ao Brasil. O prof. Aguinaldo aproveitou a oportunidade para avisar que nas próximas semanas teremos uma palestra específica falando sobre o processo seletivo e que os interessados devem a partir de já investir numa boa formação acadêmica, portifólio e linguas estrangeiras. Teremos em breve novos convênios de intercâmbio, segundo ele, anunciados em breve.

Também foi apresentada a possibilidade dos convênios de mobilidade acadêmica, para outras instituições federais do Brasil.

Com isso, encerramos as atividades da manhã. Você pode ver as fotos em nossa Galeria.
No período da tarde tivemos o Trote Solidário, que devido a sua importância, ganhará um post em separado.

Festa Unificada de Design de Curitiba



Acontece nessa próxima sexta feira dia 06, a festa de encerramento da Semana do Trote Integrado dos cursos de Design das Faculdades: UFPR/PUC/UTFPR E UP.

Esta tudo organizado e aguardamos a sua presença!

Uma festa de interação, recepção dos calouros 2009 e que vai rolar num dos melhores bares da cidade e já conhecido por muitos que já o visitaram na festa do purungo que rolou ano passado.


O bar possui diversos ambientes, uma área aberta e ótima localização. Ah, sem falar da mesa de pimbolim!

http://www.circusbar.com.br/


Os ingressos antecipados já estão a disposição e a um preço acessível pra todo mundo participar e curtir uma grande noite de festa!


Na UFPR: CADI / Reitoria 8ºandar com Fabiano.
Na PUC: CADI puc / Com Tinho (amilton)
Na UTFPR: CADUT / com Loara
Na UP:CADEunicemp / com sarah ou Luiz


Caso encontre alguma dificudade em encontrar seu ingresso é só escrever pra gente aqui no blog, deixando o contato para retorno.


A atração musical fica por conta do projeto BLACKSOULFODA************ http://siteoficialblack.tk/


Muito groove, Funk, Samba, Nü Jazz e Rap pra ninguém ficar parado! A festa conta com a presença mais do que ilustre do dj SOUNDMANPAKO um dos melhores djs de curitiba, pioneiro na black music na cidade dando um brilho especial pra noite com o melhor do r&B e old school!


Então é isso! Design/Interação/Música e festa! Fica ligado na hora preço da casa!

quarta-feira, 4 de março de 2009

Recepção 2009 - Segundo dia.

Nesta terça-feira as atividades da Semana do Calouro foram mais tranquilas. Ok, no primeiro dia pegamos pesado, mas hoje todos puderam descansar para terem muita disposição na quarta-feira, o dia das apresentações e do trote solidário.

Na terça de manhã os calouros tiveram a oportunidade de conhecer uma sessão do COUN, o Conselho Universitário, orgão máximo deliberativo da nossa instituição. Esta sessão aconteceu no Teatro da Reitoria, especialmente para a entrega do Título de Professor Honoris Causa ao Professor Aryon Dall’Igna Rodrigues. Em seguida aconteceu a Aula Magna do Setor de Humanas, Letras e Artes, com a presença da diretora, Professora Drª Maria Tarcisa Silva Bega, dando as boas-vindas aos estudantes calouros. Se você não esteve presente, aproveite para saber mais aqui.

A tarde os calouros se reuniram no oitavo andar, para um tour pelo espaço físico da Reitoria, guiado por Fabiano e Alex do CADI (vulgos jesus e alá). Foi uma animada visita que percorreu não só as salas, laboratórios e núcleos do depto de design no oitavo, sétimo, térreo e décimo segundo andar, mas também todos os demais andares do D. Pedro I, conhecendo a Direção do Setor, outros Deptos, Biblioteca, Xerox, Anfi 100 e outros locais perdidos, escondidos, ou até bem visíveis e visitados. Foram apresentados também os espaços do Teatro da Reitoria, prédio da administração superior, e alguns espaços do prédio D. Pedro II, incluindo a Júnior Design e a PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis), onde os presentes foram recepcionados pela profª Rita de Cássia Lopes, Pró-Reitora.

A PRAE é um local importante de ser melhor conhecido, lá os estudantes tem acesso a todo tipo de auxílio estudantil, como bolsas permanência, bolsa alimentação, apoio para apresentação de trabalhos em congressos, carteirinhas da UFPR, horários do ônibus intercampi, entre muitos outros serviços. Não deixe de fazer uma visita (D. Pedro II, 1. andar) e de conferir outras informações no site.


De Recepção dos Calouros CADI 2009 - Segundo dia




A visita foi bem divertida. Quem não foi pode ao menos conferir as fotos. Fica a dica que no corredor do oitavo andar existe um banner com um sistema de localização da reitoria, feito por estudantes na disciplina de Projeto Gráfico V.

Quarta-feira já está aí e o dia será cheio! Lembrem de levar o livro para doação e de aparecer com roupa velha, pra não ter medo de se sujar na ação solidária que será feita na creche ABC.

Reuniões do CADI

Galera, como todo mundo já sabe, as reuniões do CADI acontecem sempre as quartas-feiras, 19hs, na sede do CADI. Este é o espaço reservado para discussões e decisões sobre as principais ações realizadas, problemas, sugestões, planos futuros. Espaço pra rir e pra pensar.

Se você quer contribuir com o curso, tem algum problema pra resolver, deseja fazer parte de alguma futura gestão do cadi, tem sugestões, ou apenas tem curiosidade de comparecer, é só chegar e achar um espacinho na sala. As reuniões são abertas e todos são bem-vindos!

Especialmente nesta quarta, 04 de Março, não teremos reunião a noite, devido a atividade do trote solidário, que você pode conferir na nossa programação da Semana de Recepção do Calouro. Esta atividade será coordenada pela maioria da diretoria do CADI e irá até mais tarde, por isso será inviável realizar a reunião. Mas na próxima quarta, dia 11, já deixe marcado aí na sua agenda: Reunião do CADI, 19hs! =)

O secretário e a feitura da Ata

terça-feira, 3 de março de 2009

Recepção 2009 - Primeiro dia.

Olá estudantes!

Nesta segunda aconteceu o primeiro dia da Recepção dos Calouros 2009.
Logo cedo tivemos o cadastramento digital dos novos estudantes, que tiraram fotos e preencheram seus principais dados de contato em um sistema digital, conforme anunciado. Tivemos alguns atrasos, mas deu tudo certo no final!
Logo em seguida foi a vez das palavras da coordenação, através do prof. Ronaldo Correa (substituindo o prof. Ken Fonseca) e profa. Stephania Padovani, e chefia de departamento, através da profa. Dulce Fernandes, que apresentaram as principais informações do curso e estrutura física aos novos estudantes.
Na sequencia foi feita uma dinâmica surpresa para dar uma chacoalhada com o pessoal, e começou a parte do CADI, com as principais informações sobre o que o movimento estudantil vem fazendo e o seu papel dentro da construção coletiva da UFPR e do curso.
De Recepção dos Calouros CADI 2009 - 1o. dia


Para quem perdeu, a apresentação do CADI pode ser baixada aqui.

A tarde tivemos uma repentina, com 2 propostas desenvolvidas. Não deixe de conferir as peripécias dos calouros nas fotos! =)
De Recepção dos Calouros CADI 2009 - 1o. dia



Em seguida foi exibido o documentário "A Folha que Sobrou do Caderno", do coletivo Boana Estúdio (www.boanaestudio.wordpress.com), com um panorama sobre a educação de design no Brasil.

A partir das 15:30 tivemos a palestra da blu design (http://www.bludesign.com.br/), representada por Miriam Zanini, antiga militante da UFPR (organizadora do 1. N Design em 1991, numa das primeiras gestões do CADI e no DCE) que retornou mais uma vez a instituição para compartilhar conhecimentos com a platéia atenta, que acompanhou durante 2 horas os divertidos cases da empresa.
De Recepção dos Calouros CADI 2009 - 1o. dia


Quem ficou até o final participou de um sorteio de dois calendários doados pela empresa e teve um momento de descontração regado a refrigerantes Cini e pipoca doce!

É isso! Esperamos que tenham gostado. Amanhã tem mais.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Semana de Recepção do Calouro

Os estudantes são co-responsáveis pelo desenvolvimento da Universidade. Este é um fato que o CADI sempre considera como importante e por isso mesmo a nossa escolha em trabalhar com bastante antecedência para possibilitar esta conscientização desde o primeiro dia de aula, através da Semana de Recepção do Calouro.

Mudamos uma série de itens em relação ao ano passado e teremos algumas novidades, como o Trote Unificado de Design, onde estudantes de design de Curitiba se unirão em uma mesma ação solidária, reformando uma creche que estava precisando de ajuda para não fechar as portas e doando livros para a biblioteca itinerante. Também teremos programação unificada com os demais CAs de Humanas na quinta durante o dia, e com o DCE na quinta a noite. Na quarta-feira serão apresentados 9 cases com estudantes do curso, 3 sobre intercâmbio, 3 sobre projetos de design gráfico e 3 sobre projetos de design de produto. Na sexta-feira a noite teremos outro momento de integração com todos os estudantes de design de Curitiba, uma festa conjunta que será realizada no Circus, onde também serão exibidos trabalhos acadêmicos. Compre o seu ingresso antecipadamente com o pessoal do CADI!

E não é só isso! Veja a programação completa abaixo:
Ou em PDF:
Ah, e se você já é veterano do curso, deve conhecer as fichinhas amareladas da Miriam que têm os dados de todo mundo anotados em algo parecido com hieroglifos. Bem, em 2009 vai ser um pouco diferente. Numa ação conjunta do CADI e Depto está sendo implantado um sistema de Gestão de Dados 100% digital, onde tiraremos fotos e coletaremos os dados de todos, tudo direto no computador. É mais uma iniciativa no sentido de melhorar a comunicação interna e externa.
Participe e aproveite a semana do calouro!
---
Gestão OITO.

Novos velhos desafios para 2009

O ano letivo de 2009 está começando hoje e desde janeiro trabalhamos muito pra deixar tudo em ordem para a recepção dos estudantes veteranos e calouros.

A gestão O.I.T.O. está terminando e neste mês temos a missão de cumprir as últimas propostas que ainda não foram realizadas. Conseguir manter o blog do CADI atualizado é uma delas. Entendemos que uma das maiores falhas da gestão foi a comunicação e nos esforçaremos para corrigir isso e deixar a casa em ordem para aqueles que virão, em todos os aspectos, conforme prometemos.

Contamos com você nesta nova tentativa de tornar o blog do CADI mais efetivo.

Tem alguma coisa que queira postar? Envie pra gente!
ufpr.cadi@gmail.com


Desejamos um ótimo ano letivo de 2009 a todos.

Gestão O.I.T.O.